Curiosidades

França vai ajudar no arranjo do ecrã partido do smartphone

França vai ajudar no arranjo do ecrã partido do smartphone

A partir do próximo ano, os franceses que tiverem os ecrãs dos seus telemóveis danificados poderão contar com uma ajuda financeira do Estado para os reparar. A medida foi confirmada pelo Ministro da Transição Ecológica, Christophe Béchu, numa entrevista ao jornal Ouest-France.

Reparar Galaxy 21

 

Há algum tempo que este país contribui com 25 euros para o arranjo dos smartphones, mas a partir de dia 1 de janeiro de 2024 entra em vigor a medida que confirma que este também irá ajudar a reparar o ecrã dos smartphones, com um valor diferente do já implementado. Este valor pode chegar aos 500€ dependendo do modelo do smartphone. Com esta medida, França quer incentivar ainda mais a reparação e consequente prolongamento da vida dos smartphones, visto que a sua produção de raiz engloba vários processos e materiais poluentes.

Apesar desta boa notícia, existem condições associadas. Estas reparações só serão apoiadas monetariamente caso o utilizador comprove que o ecrã tenha partido acidentalmente ou tenha sido provocado pelo desgaste natural da sua utilização. Este apoio fará parte do pacote já implementado em 2022 que se chama “bónus de reparação” e incentiva os cidadãos a repararem os aparelhos eletrónicos, evitando que comprem novos. Para além dos smartphones são ainda englobados neste pacote cerca de 50 produtos e cada vez são mais os locais de reparação a aderir a este incentivo.

Cá por Portugal, se o seu ecrã partir ou apresenta sinais de avaria ou desgaste, conte com a Micro Wire. Os nossos técnicos procedem a um diagnóstico e de seguida à reparação. Para prevenir futuros acidente no ecrã do seu equipamento, considere uma Película de Vidro.